ITV-PR

Marcello Richa realiza palestra sobre gestão de esporte e lazer em Joinville

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba e presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, foi o palestrante convidado do PSDB de Joinville para o primeiro encontro da Universidade Corporativa Tucana, realizado na noite desta quinta-feira (17). Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que abordou o tema “desafios e inovações na gestão de políticas públicas nas áreas do esporte e lazer”.

“O aprimoramento das políticas públicas exige que tenhamos esse diálogo aberto e troca de ideias que a Universidade Corporativa Tucana propõe. É fundamental que o partido fortaleça esse tipo de iniciativa, agregando conhecimento e levando boas práticas de gestão para diferentes municípios”, afirmou Marcello Richa.

Durante o evento, o tucano destacou que a gestão pública precisa constantemente aprimorar os serviços, ampliar o alcance e estimular a participação da população enquanto diminui os gastos. Para isso, ressaltou que não é possível mais focar em políticas públicas isoladas e um retorno concreto para a sociedade necessita de ações intersetoriais que se completam e permitam maior capilaridade de atendimento.

“Alcançar essa sinergia exige diálogo para criação de estratégias, capacidade de gerir ações coletivas e reconhecimento de diferenças para encontrar soluções alternativas que resultem em uma política pública ampla, transversal e descentralizada, tanto junto aos diferentes órgãos públicos quanto iniciativa privada e entidades sociais”, disse Richa.

Como exemplo citou que em Curitiba, em apenas seis meses, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude captou cerca de R$ 5 milhões em investimentos com a iniciativa privada por meio de chamamentos públicos, projetos e convênios. “São parcerias que trazem resultados positivos para todos, desonerando os cofres públicos, fortalecendo as marcas e divulgação das empresas e ampliando a oferta de serviços para a população.”

Foram apresentados programas desenvolvidos na capital paranaense como o Escola+Esporte=10 (EE10), que apenas no primeiro semestre ampliou mais de duas mil vagas para crianças de 7 a 17 anos para atividades esportivas em período de contraturno escolar, instalação das Estações de Ginástica e Alongamento em troca de espaço publicitário, ações de naming rights para grandes eventos de corrida de rua e ciclismo e parcerias para a construção de equipamentos tanto com outras esferas do poder público quanto com a iniciativa privada.

“Tivemos presentes diversos prefeitos e vereadores da região, que puderam conhecer mais sobre as ações desenvolvidas em Curitiba e poderão levar essa experiência para adaptar em seus municípios, bem como tirar dúvidas sobre diferentes iniciativas. Esse foi o primeiro de muitos encontros que pretendemos realizar ao longo do ano”, destacou o vereador e presidente do PSDB de Joinville, Odir Nunes.

0 responses on "Marcello Richa realiza palestra sobre gestão de esporte e lazer em Joinville"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© ITV-PR. Todos direitos reservados.